Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

[.segundas-feira.]

Toda segunda-feira é um grande desafio para mim. Na verdade eu começo sentir o peso do problema renal no domingo a tarde, dependendo de como foi meu sábado!

Geralmente o renal crônico não urina, ou se urina, é bem pouco. Então todo o líquido que ingerimos entre uma sessão e outra vai se acumulando no organismo, causando cansaço e desânimo.

No renal o líquido em excesso pode até levar à morte, por embolia pulmonar e vários outros problemas.

No meu caso, para que eu me sinta "BEM" eu só posso ingerir uma garrafinha de 500ml de água por dia!!
Que dariam 2 copos de 250ml por dia!!
Agora, me fala!?Quem consegue VIVER com DOIS copos de água por dia!???Eu não consigo...mas tento!

Com o tempo de tratamento vamos aprendendo algumas manhas para enganar a sede. Eu por exemplo só tomo água beeem gelada e tenho mania de mastigar cubos de gelo.
Mas sabe o que eu acho?!Eu conheço várias pessoas que podem tomar água à vontade e não tomam, ou porque se esquecem, ou não acham um tempo, ou porque não gostam mesmo!!!
Agora, olha esta foto e me fala?!Para mim é o oasis!A última Coca Cola do deserto...pensa!?Bem geladinha...vai ficar aí parado?!Se você pode tomar água, não se prive de um bem tão precioso como esse...agora se você não pode, me conta, o que você faz para enganar a sua sede??!!
Atenção: Renal não deve tomar coca cola,eu sei!!
Beijos cocacolísticos para vocês*

13 comentários:

Jonas disse...

bom oque eu tenho para comentar é q se vc continuar tomando coca cola vc vai acabar com seus ossos pois este refrigerante pode prejudicar o renal cronico faso hemodialise ha 25 anos devido ter lupus meus rins pararam quando eu tinha 18 anos hoje com meus 43 anos ja passei por vario obstaculo de um renal por isso mando este recado o renal tem que viver hoje como se não ouvese amanha para o renal não sentir tanta sede é bom nós manter o peso seco e fazer algumas atividade como algum trabalho ou qualquer outra coisa assim destrai o pensamento

Guilherme disse...

Eu sinto muita sede, e tb chupo gelo. Outra dica boa é tomar sorvete de água!
Tenho maneirado na Coca, e melhorou meus exames de fósforo, potássio e cálcio.
Beijo!

Lü Sielskis disse...

Jonas,obrigada pelo comentário,mas
acredito que qualquer ser humano deve viver o dia de hoje como se fosse o ultimo,afinal o amanhã só pertence a Deus...não sabemos de nada...
Quanto a Coca Cola,não faz mal a ninguem um copo de vez em quando,em ocasiões especiais,afinal não é um copo de coca que vai piorar ou melhorar a minha saúde!!

Volte sempre*

Lud disse...

Lú...... parei de tomar refri depois da cirurgia... e não sinto falta... faça como eu, pare de tomar coca-cola.. e tome.... cerveja...kakakkaakka brincadeirinha viu!! Tb parei com a ceveja, mami proibiu..disse que dá barriga.. akaka bjos...

Lud disse...

Lu, é só vc tomar gelinho!!?? Lembra daquele sorvetinho q tem aki que se chama "raspadinha", aquele vc pode e é gostosinho demais.. bjim

Lud disse...

Lú... então.... tenho outra idéia... esperimente morangos congelados.. além de saboroso, dá uma enganada legal na sede, e por estar congelado, fica mais tempo na boca... hum... que delícia..

Irineia Kirach disse...

OI Lu...vim conhecer este seu outro espaço...Menina as coisas não acontecem por acaso... Sabe não é que não gosto de água mas esqueço de tomar...devido a correira do trabalho...Ai li aqui que um amigo seu perdeu os ruins por causa da pressão alta...Tenho que me cuidar...Pensar mais na saúde...
Obrigada pela força...Que Deus te ilumine sempre...vc é um exemplo de vida...Parabéns...Já sou sua fã...bjos 1000 Neia

Anônimo disse...

Amigos,se eu mastigar cubos de gelo eu quero comer a cuba inteira!E nada de um copinho de coca-cola,eu tomo uma latinha de 350 ml. na maior!Eu não me permito parar e ficar ociosa,só assim eu esqueço da sêde;e saca só:eu moro no Nordeste,um sol de rachar,você passa quinze minutos debaixo dele,você olha e ele está rindo de você"Cala a boca,seu sol de rachar!"Você entra e vai direto para a geladeira.

Sheila disse...

Nossa Lu, agora você arrasou....quantos podem beber água a vontade e não bebem ou porque se esquecem, outros porque não sentem vontade e outros até por preguiça....eu sou uma delas que não bebo água porque não sinto vontade....agora fico me perguntando: como seria se que não pudesse tomar água a hora que me desse vontade......
Olha vc é uma batalhodora viu.....mesmo sem te conhecer pessoalmente, te admiro.....pode ter certeza de que a partir de agora vou tomar a bendita água mais que eu puder......valeu amiga.....grande beijo no seu coração.

PC disse...

Descobri você hoje, procurando sobre ktv no google.
A mutreta que eu mais adoro pra enganar a sede é congelar frutas que eu posso comer.
Ameixa, morango, maçã, pera, abacaxi, melancia.
Fica parecendo sorvete e me enrola bem.
Depois passeia no meu blog.
É um pouco mais inconseguente que o seu. Principalmente agora, que o câncer anda recolhido.
Tenho contado mais abobrinhas.
http://asagadevalente.blogspot.com.
Falo de você na próxima postagem.

Irismar Oliveira disse...

Oi Lú vim no teu blog através de uma amiga a Diana e lendo esse artigo fiquei pensando o quanto não se é valorizado quando temos até reclama-se , mas com toda certeza outras pessoas gostariam de pode desfrutar.
Nunca tinha lindo sobre as restrições que uma pessoa com problema renal enfrentava.

Foi bom passar por aqui.

Deixo um abraço pra vc.

Fabi Teixeira disse...

Lu, muito boooom post... excelente ! É um puxão de orelha em quem pode e não aproveita cultivar hábitos tão simples como beber água. Muitas pessoas se tornam IR por má alimentação, má hidratação, problemas de pressão alta, excesso de sal, infecções urinárias freqüentes e mal cuidados.

Teu texto é um grande alerta a saúde ! Posso compartilhar teu link no meu blog vidaamorerisadas.blogspot.com?

Beijo grande.

Unknown disse...

Lü Sielskis,

Oi!
também sou renal como você.
Sofro as mesmas coisas que vc e decidi fazer um blog, mas não pensei em diário. Mas percebo que seja uma boa idéia, pois só assim desabafamos o que nos vai no coração. Eu chupo muito gelo que dá cabo dos meus dentes, mas também só me é permitido 500ml de água. Eu aprendi outras manhãs e tomo água gelada com pingos de limão num copo pequenino que deve ter uns 20 ml e assim sempre vou saciando a minha sede.
Se vc quiser dar uma olhada no meu blog: http://absguedes.blogspot.com
Me chamo Ana e moro no brasil. Penso que pelo nome vc é estrangeira.
Bjs, força e coragem que bem precisamos.
Tens razão arranjei o blog para ocupar meu tempo e me sentir útil e feliz. Assim tbém posso passar para as pessoas um pouquinho de mim, assim como tu fazes.