Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Quanto você está disposto a pagar por um ano a mais de vida?

Ano passado, no Encontro Nacional de Blogueiros da Saúde,  assisti uma palestra com o Dr. Otávio Clark que confirmou todas as minhas concepções sobre_viver. Qual o preço que estamos dispostos a pagar por um ano a mais de vida?Quanto vale a sua saúde?

Viver mais ou viver bem?

Depois de muito tempo sem nenhuma intercorrência, ontem foi um dia bem pesado na hemodiálise, o que me fez querer rever o vídeo da PALESTRA, no Youtube e reavaliar minhas prioridades...

Mês que vem faço 35 anos de vida_renal e em Julho dez de hemodiálise, pela segunda vez. Quem me acompanha sabe todos os sacrifícios e artifícios que faço para viver uma vida plena com  qualidade

Falar em qualidade de vida em hemodiálise é praticamente uma utopia, mas sim, eu consigo viver uma vida_renal aparentemente boa em relação a muitos outros pacientes.

Quando eu falo isso, estou falando em viver um dia de cada vez, estar com as pessoas que eu amo, comer o que gosto, ler bons livros, não viver em salas de espera passando mal ou com dores, organizar encontros e fazer scrapbooking. Não estou falando em casamento, filhos, emprego em uma multinacional, estudar fora ou badalar a noite, o que seria ter qualidade de vida reais para "mulheres da minha idade".

Um ano a mais de #vidarenal não me importa. Abrir mão, perder, deixar, doer, cansar por mais um ano não é uma alternativa muito interessante para mim.

Feliz?Satisfeita?Grata?Sim, muito!!O tempo todo, e faço de tudo para continuar vivendo. Na verdade eu só tenho a agradecer por todos os meus dias. Faço o que amo, trabalho com o que amo. Vivo as minhas verdades e realizo pequenos sonhos. Tenho pessoas queridas que me amam e apoiam em meus mais loucos projetos. Vivo muito bem, apesar de tudo...

Para mim, qualidade de vida em hemodiálise é ter uma clinica que atenda as necessidades e expectativas do paciente/cliente. Que seja um ambiente seguro, tranquilo e agradável onde ele possa chegar, dialisar na mesma sala, sentar na mesma cadeira, na mesma máquina, ter uma boa convivência com os colegas e funcionários, sem nenhuma intercorrência, não passar mal, aceitando os limites do corpo e voltar para casa bem. É pedir demais??

Não espero demais da minha #vidarenal, não quero fazer o terceiro transplante (pelo menos por enquanto) e a cura através da célula tronco é um sonho distante demais para mim...

Eu só quero continuar vivendo um dia de cada vez, sem muitos planos, sem muito stress. Sendo grata pelos pequenos e grandes acontecimentos diários. 

Clique no link e assistam a Palestra, se você for paciente, acompanhante, médico ou simplesmente um leitor do [.VR.]. Vale a pena para refletir no que realmente tem valor na sua vida. Na minha eu já descobri...e luto por isso todos os dias!!



Abraços,
Lü Sielskis.

4 comentários:

Maria Luiza Mesquita disse...

Oi Lu, eu só queria dizer que você é uma pessoa incrível, inspiração para mim e muitas pessoas renais ou não. Em um mundo onde só vejo pessoas reclamando você é uma luz, torço muito por ti. Bjssss

Nanda Campos disse...

Viver muitos e muitos dias, sobretudo, felizes é meu desejo pra você. Florzinha de longe te admiro pela garra e alegria com toda esta vida renal.
Quando tiver dias difíceis, conte conosco! Deus nos colocou uns com os outros pra isso - dar apoio na caminhada e, sinta-se realizada como mulher amiga porque você tem trabalhos lindos já feitos e a fazer também e eu, assim como muitas outras amorinhas precisamos e contamos com sua garra, sua força, sua energia, mas especialmente queremos sempre um tiquinho de você! Bjin e fica no colo de nosso papai amado. Que Deus cuide de você com muito carinho nestes dias nublados.....

Vida em Foco disse...

Eu te adooooooruuuuuuuuu

Unknown disse...

Muito bom texto, Lu, parabéns!