Quem pensa que viver renal é triste, incapacitante e doente está "mais ou menos" enganado...rs*
Tem muito paciente debilitado sim, e todos nós, renais ou não temos dias bons e ruins. Mas hoje acredito que a vida renal bem assistida promove bem estar, dignidade e independencia ao paciente.
Na minha opinião o que debilita é a falta de uma boa alimentação, não ter uma rotina no tratamento, não ter médicos que se preocupam e cuidam de verdade do paciente. Precisamos de médicos que tratam um paciente ao invés de tratar toda a clínica "em lote"!
O blog [.Vida ReNal.] foi criado com a finalidade de mostrar minha rotina renal. Com restrições, controle, descontrole, alegria, fé e mais importante resiliência. Não adianta ficar sofrendo por algo que não podemos mudar. Então, na vida renal, só temos duas saídas: Ou desistimos ou seguimos em frente, vivendo um dia de cada vez, agradecendo os pequenos milagres diários. Sempre achei a segunda opção melhor!
No final de semana fizemos o I Encontro dos Amigos Renais da sala 05, da Nefroclínica. Geralmente em uma clínica de hemodiálise fazemos o tratamento com as mesmas pessoas durante muitos anos, a menos que alguém transplante ou morra (triste!). Essa turminha da foto tem 10 meses de amizade. O Marcley transplantou, mas continua firme fazendo parte da "sala 05"!
Fizemos um almoço, no domingo na casa da Dona Magda e família, que nos recebeu muito bem!
Prato do dia: Peixe ao molho, Arroz Branco, Couve-flor no vinagre, salada de legumes, palmito e folhas, vinho, suco e guaraná (moderadamente, claro!). Somos renais conscientes e queremos fazer muitos outros encontros como este!!
Não deixem de viver a vida só porque seus rins não funcionam como deveriam. Viver renal com moderação é melhor que não viver nada!!!
Relaxem, mas se cuidem!!!
Lü.
2 comentários:
Muito bom!
Parabéns a vcs pela iniciativa!
Iniciativa incrível q muitos deveriam seguir... ...mais um vez contrariado por não ter sido chamado(apesar de não fazer parte da sala 5) te parabenizar!
Postar um comentário