Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

5 Dicas para viver bem sua vida renal!

Tem momentos que cansa ser renal. A rotina exaustiva que é o tratamento, as crises de pressão baixa ou alta, dores, a incerteza do amanhã e tantos outros sintomas desta doença tornam a nossa rotina pesada demais...

O que para muitos pode parecer "fichinha!, para o renal é um tratamento cansativo e invasivo sem direito a queixas.

Mas como nem tudo está perdido neste mundo, e apenas nós temos o controle da nossa vida, aprendi que devemos tentar viver de maneira leve, simples e sem grandes expectativas!!!


1. Aproveite cada momento:
Desde uma xícara de café a um banho demorado, aproveite cada segundo. Não espere um dia especial para comer/fazer algo que goste muito, todos os dias são especiais. Aproveite os momentos em família, brinque, ame, cuide todos os dias. Leia um bom livro, veja um filme especial, pinte um quadro (se você não leva jeito, pinte assim mesmo!) tente não sofrer pelo que ainda nem sabe se vai acontecer.

2. Desligue sua mente da rotina renal: 
Deixe a vida renal apenas para os dias do seu tratamento. Nos outros dias esqueça, fazendo as coisas que gosta. Evite ficar pensando no que perdeu, tente se lembrar das coisas boas que você tem. E que ainda pode viver.

3. Priorize seu bem estar: 
Sem hemodiálise não vivemos, então priorize o que te faz bem: pessoas, lugares, programas, alimentos. Tente não ganhar muito peso entre uma sessão e outra. Faça trocas pelo seu bem estar:  As vezes você gosta mais de queijo do que de sorvete. Os dois são ricos em fósforo!!Faça escolhas seguras. Congele a garrafinha de água e beba aos poucos durante o dia. Faça uma atividade física e evite excessos!!!

4. Tenha um hobby:
Aprenda algo novo: pintar, crochê, tricô, slackline, judô, doces, música. Aproveite seu tempo aprendendo coisas novas, criativas e divertidas. Tem muito curso pago/gratuito por aí. E quando aprender, faça com amor...

5. Tenha grandes amigos: 
Os amigos e nossa família são nossa ligação com a Terra. Nosso alento, conforto e sustento. Tente tornar a rotina do seu acompanhante de vida renal mais leve. Pode não parecer, mas ele vive as mesmas angústias que nós vivemos.

É isso aí, espero ter ajudado você de alguma forma!
Beijos¨*
Lü.

3 comentários:

Unknown disse...

Meu anjo, a vida é isso aí. Precisamos nos preparar todos os dias para enfrentar desafios. Mas o importante de tudo isso é sabermos que Deus está conosco.Que não estamos sozinhos nesse vale de lágrimas.Tornei-me renal crônico em 2001.Fiz hemodiálise por quatro anos, depois sofri um transplante em 2005 e em 2010 começo a rejeição do enxerto.Vindo aqui para São Paulo reiniciei as consultas ambulatoriais no Hospital Albert Einstein, graças a Deus e a equipe competente desse hospital consegui ficar sem a hemodiálise até Dezembro/2013.Agora faço hemodiálise na Medserv uma super clínica.Logo estarei tentando fazer novos exames para um novo transplante, se for da vontade de Deus. Tanto eu como você não devemos perder a esperança, mas agradecer a Deus pelo o dom da vida, mesmo me meio a esse sofrimento.Um abraço!
https://www.facebook.com/jotasil

Unknown disse...

Luciana e Sonia, Boa Noite! Estamos realizando o 2º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais da Saúde. O evento ocorrerá no dia 8 de novembro das 09 às 17 horas na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo. O evento é gratuito e a inscrição deverá ser feita através do link: http://www.blogueirosdasaude.org.br/?p=1209 .

Confira os temas abordados:
Mesa 01: Caminhos de uma nova Tecnologia em Saúde “Como chega aos pacientes”

Avanços na Saúde –Inovações nas Pesquisas com Células Tronco
Desmistificando a pesquisa clínica
Pesquisa Clínica: participando de forma ativa e responsável
O que é Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, como contribuir?
Uso Racional de Medicamentos

Mesa 02: Saúde nas Redes
Blog da Saúde – Ministério da Saúde

Mesa 03: Dr. Google veio para ficar!
Dr. Google – Relacionamento Médico x Blogueiro x Paciente.

Mesa 04: Direitos em Saúde
Direitos Digitais do Blogueiro da Saúde

Mesa 05: Criação de Posts – Comunicação Social em Saúde
Boas Práticas em Blogs e Redes Sociais da Saúde
Sabe o que escrever, mas não sabe como?
Redes Sociais da Saúde

Mesa 06: Blogueiro EUEmpreendedor
EuEmpreendedor– Descobrindo o Blogueiro Empreendedor
Monetização e sustentabilidade de Blogs e Redes Sociais da Saúde, como monetizar?
Mídia Kit, o que é e como usar?
Métricas de Blogs e Redes Sociais
Gerando conteúdo e conquistando apoiadores

Unknown disse...

Olá, boa tarde...
Sou aqui de Balneario Camboriú SC, e também tenho um blog para dar dicas aos renais crônicos que querem viajar, eu ando de moto e agora comecei a viajar para mais longe.
Adorei seu texto.
Essa é a nossa vida.
http://dialise-em-viagem.blogspot.com.br/
Desejo a vc tudo de bom.
Abraço.
Tatiana