Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Orientações nutricionais: Potássio!

O potássio (K) é muito importante para o bom funcionamento dos nervos e músculos. Os alimentos fornecem potássio ao nosso organismo, sendo que este é posteriormente eliminado pelo rim. No caso da Insuficiência Renal, por esta eliminação estar dificultada, este se acumula no sangue e conduz a perturbações da atividade muscular, até mesmo no coração, podendo provocar, em caso extremo, a parada cardíaca.

O potássio é o único mineral que quando um alimento fica de molho em água, perde potássio. Este método é mais utilizado para batata, batata doce, mandioca, beterraba, cenoura e abóbora, mas pode ser utilizado para qualquer hortaliça e também frutas.

Dicas úteis e importantes para remover o potássio dos alimentos:

1- Devido ao maior intervalo de hemodiálise durante os fins de semana é importante que como primeira medida, reduza especialmente os alimentos ricos em potássio.
2- Sendo o potássio um sal facilmente solúvel em água, poderá eliminá-lo de grande parte dos alimentos (aproximadamente 60%), utilizando as seguintes dicas:

Legumes
• Descasque, pique e deixe de molho por algumas horas renovando a água de vez em quando;
• Despreze a água;
• Cozinhe em água em abundância;
• Despreze a água de cozimento. 

Frutas
• A fruta cozida contém aproximadamente metade do potássio existente na fruta fresca (dado que a outra metade se encontra dissolvida na água do cozimento).

Atenção! Você NUNCA deverá beber este líquido porque é muito rico em potássio. 

O ato de deixar de molho os legumes e frutas têm o inconveniente de perder grande parte das vitaminas solúveis em água. Por isso o Insuficiente Renal necessita de complexos vitamínicos adicionais.

Os alimentos deixados em molho perde parte de seu sabor, que poderá ser restituído pela utilização de ervas e condimentos, mas NUNCA o sal em excesso, nem os concentrados de carne, galinha e peixe. Procure usar ervas aromáticas como salsa, louro, coentro hortelã, cebola, cebolinha, alho, vinagre, açafrão etc.

Alimentos e a quantidade de potássio

VEGETAIS:

Grupo I (quem contém baixa quantidade de potássio)
- Berinjela, cebola, cebolinha, alface, chuchu, mostarda, pepino, pimentão, quiabo, repolho, vagem, salsa, alho.

Grupo II (que contém média quantidade de potássio)
- Abobrinha, abóbora amarela, agrião, couve-flor, tomate, abóbora d' ´agua, jiló, inhame.

Grupo III (que contém grande quantidade de potássio)
- Acelga, mandioca, almeirão, batata barôa, batata doce, batatinha, beterraba, cará, cenoura, chicória, couve, ervilha, espinafre, nabo, palmito, rabanete.

FRUTAS:

Grupo I
- Abacaxi, maça, melancia, pêra, jabuticaba, lima, caqui, acerola.

Grupo II
- Laranja, mamão, figo, morango, goiaba, pêssego, uva, mexerica.

Grupo III
- Banana, abacate, maracujá, melão, fruta do conde, jaca, coco, água de coco. 

Outros alimentos ricos em Potássio:
Batata, feijão, soja, grão de bico, lentinha, chocolate (ai!), doce de leite, cereais integrais, amêndoa, avelã, castanha, nozes, amendoim, ameixa preta, refrigerantes, leite condensado, caldo de cana (garapa), caldos de carne, de galinha ou de legumes, temperos concentrados para feijão, azeitona, frutas secas, café solúvel, rapadura, massa e molho de tomate ou catchup.

Cuidado com a Carambola!
A carambola é uma fruta que pode comprometer a função renal de pacientes que fazem tratamento conservador (antes de começar a diálise) e de pacientes em diálise. Quem ingere a fruta ou suco da fruta apresenta dores musculares, soluço intratável, distúrbios de consciência e convulsões.


- Minha opinião:
Eu não costumo fazer grandes dietas, minha maior restrição é mesmo o consumo comedido de água. Mas como eu dialiso as segundas, quartas e sextas, faço dieta apenas nos finais de semana. Não como carne vermelha e sigo esta tabela, comendo frutas e legumes do Grupo I e algumas do Grupo II. Depois que parei de comer carne vermelha nos finais de semana, minha segunda-feira melhorou uns 90%, em qualidade de vida!

Bom, espero que este post tenha ajudado de alguam forma!!!

Abraços eu m final de semana leve, para todos¨*

Nenhum comentário: