Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

[.Desabafo de uma renal...um ano depois da última postagem.]

Esta semana fui chamada de estressada por uma Pessoa da Área de Saúde porque minha mãe pediu que ela repetisse um exame meu, que tinha dado muito alterado.O laboratório tinha me mandado um resultado 1000 vezes mais baixo do que realmente estava.O médico desconfiou e pediu que fosse repetido.
Sempre que vou ao laboratório, peço que a coleta seja feita por um excelênte profissional, pois por causa da IRC, não tenho muitas veias para a coleta do sangue.
Renal desde o nascimento, cresci em hospitais e salas de espera.Hoje, com 30 anos, tento levar uma vida mais tranquila, de acordo com as minhas restrições, que não são poucas. 
Então, quando eu peço um profissional competente e experiênte é porque já passei por maus pedaços com novatos e pessoas sem um pingo de amor ao próximo.
Quando eu peço uma pessoa para me punsionar/ligar à maquina, é porque meu braço está cheio de cicatrizes de fístulas/acessos venosos que por algum motivo, perdi.
Por mais que eu tente esquecer, minha agenda é sim, em função dos dias que preciso sair de casa e passar 4 horas dentro de uma clínica, ligada à uma máquina de hemodiálise.
Então quando tento controlar minha rotina, meus horários, minha sessão de hemodiálise, minhas manias, estou tentando de uma maneira meio torta, acreditar que controlo minha vida.
Quando eu exijo um bom profissional, estou pedindo o mínimo que tenho direito. 
Fazer hemodiálise é um tratamento invasivo que requer uma rotina mais tranquila tanto em casa, quanto na clínica.O paciente precisa ter hábitos saudáveis e alguma coisa para fazer, um trabalho, um artesanato ou algo que o faça se sentir útil e feliz!
Eu tento viver...
Por isso me deixem viver de acordo com o que acredito e me faz feliz!Até quando, não sei dizer e ninguém sabe...não é uma hora a mais de hemodiálise que vai me fazer mais saudável, coisa que nunca serei!
Me deixem fazer meus dias, tão meus, com meus desejos e pequenas alegrias, que me consolam das perdas e dores da vida...
Me deixem ser feliz só hoje, porque é só hoje o que tenho de mais sagrado e real...

Luciana Cintra Sielskis.

8 comentários:

Lara disse...

Oi Luciana! Você voltou com o blog ?
Eu vi no msn. Salvei entre os meus blogs favoritos.
Não é fácil viver com tantas restrições e rotinas desagradáveis. Acho que pessoas como você tem uma missão de puxar a saúde para cima. Para elevar a qualidade do atendimento. É muito constante o atendimento ruim, principalmente aonde o dinheiro aparece bem pouco. O estranho é que os profissionais de saúde recebem por isso. Inclusive para atender bem.
Tenho visto falta de qualidade mínima.. ou seja, dignidade, tanto na parte técnica quanto interpessoal na saúde.
Faz bem de pedir um profissional competente. As pessoas podem exercitar diminuir o egoísmo. Se doar mais. Doar tempo, atenção, boa vontade. Boa vontade.
Fique com Deus. Bjo grande !

Nane Regulle disse...

Ainda não tinha vindo aqui...vim hoje e acredite: aprendi tanto com vc :) E não o abandone mais, use-o sim pra gritar, pra falar, pra rir, pra chorar, pra desabafar, pra ensinar e aprender tb, sim poq essa é a graça de viver!!!
super bjo pra vc

Lara disse...

Seu blog é muito importante. É uma voz. Merece divulgação para ajudar pessoas que precisam desse tratamento. Nossa força é o exemplo vivo.
Bjo grande !!

Ana Paula disse...

Lu, que felicidade ver que voltou a escrever aqui! Eu entendo que às vezes queremos viver menos possível a IRC, então nem falar sobre isso queremos, mas como você disse muito bem, escrever é uma excelente ferramenta de desabafo.
Eu passo pelo mesmo problema, tenho veias fininhas, pior que de criança e sempre quando peço para que alguém mais experiente faça a punção, me olham como se eu fosse a pessoa mais chata do mundo. Só estamos cuidando de nós mesmo, isso não deveria ser encarado como uma exigência chata. Eu faço das suas palavras as minhas, muito bom mesmo o que escreveu, me fez refletir da vergonha que às vezes sinto em pedir algo na clinica onde eu dialiso, na vergonha que sinto toda vez que vou reclamar que meu cadastro esta a ponto de ser desativado, sendo que estou apenas cuidando de um interesse importante da minha vida. Parece até que estamos pedindo um favor para certos profissionais de saúde, como se o que eles fizessem para nós fosse caridade. E na verdade é o trabalho deles. Devemos ter a consciência de que se não fazem por nós, temos que começar a exigir que façam, sem pensar se estamos sendo estressados, mal humorados, precipitados e tantos "ados" que somos taxADOS por aí. Eles estão lá para isso e ponto, se não gostarem eles que mudem de postura, pois não devemos mudar, pois arriscar uma fistula ou qualquer que seja a razão, não vale a pena só para sair com a imagem de uma pessoa calma e boazinha.
Enfim, te desejo sempre muita força, eu aprendi muito com tudo que você já escreveu aposto que outros tantos também. Se cuida. Bjão.

Mega Chique Bijuterias disse...

tudo q vc disse é super verdade!!! que bom q seu blog voltou amo ler o q vc escreve, me ajuda me consola tb como uma renal cronica pq sinto iaul e me idendentifico mt.
beijinhos
Aline

Andréa disse...

Oi Lú! Não conhecia o blog, assim como não conheço vc pessoalmente. Mas, acredito que nesse mundo existem pessoas que estão aqui para nos mostrar que a vida é bela, mesmo com dores e tristezas, dificuldades... Tenho as minhas deficiências e tento viver bem com isso! Me pego pensando como seria bom ser NORMAL, sem alguns probleminhas que, a maioria das pessoas desconhece, mas que me fazem passar alguns apertos. Acredite, hoje vc mudou meu dia!!!
Super bjo!
@ndréa

fabuloso disse...

Bom Dia Lu.Eu sei como se sente,pois sou da área da Saúde há 11 anos.Quero que saiba uma coisa:Por mais que sofra,eu sei que Deus tem algo de lindo em sua vida!!!!Não sou eu que digo isso,mas quero que entenda por meio de palavras a sua importância ás pessoas que não dão valor a vida,ao próximo.que ostentam dinheiro,luxo,pessoas soberbas.Tenho certeza que a Luz Divina abrirá a porta para Ti. Leia: isaias 53,v 3 a 5..Bjs do Edgard OHHHHHHHHH FABULOSO

Jean James disse...

Faço dialise a 15 anos e devo lhe dizer que gostei muito do seu blog. Força sempre e saiba que daqui do Rio de Janeiro eu estou mandando toda a positividade para sua vida! Sucesso nos seus planos!