Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como é uma sessão de hemodiálise?

Bom dia,

Você sabe o que acontece durante uma sessão de hemodiálise?

Na imagem você vê o que acontece no organismo durante as 4hrs de hemo:
OBS: VISUALIZAR A IMAGEM EM TELA CHEIA! 

- Reportagem da imagem feita pela Revista Saúde.


E aqui, como costumam ser as minhas sessões, 3 vezes por semana, há exatos 8 anos e 2 meses!


Para começar precisamos nos pesar e verificar a pressão arterial. O peso é para saber quanto ganhamos de líquidos entre uma sessão e outra, já que a maioria dos renais não urinam.
 
Cada paciente tem seu próprio lugar, que não costuma mudar. Eu faço um ninho para ficar mais confortável:



Como mostrou no gráfico acima, precisamos ser "ligados" à máquina por duas agulhas para saída e o retorno do sangue, que será filtrado:


Assim:

Aqui, eu já estou "ligada à máquina"...companheira inseparável se eu quiser viver...

Durante a sessão eu aproveito para navegar na internet:

Ler:

Lanchar:

Ver tv:

Tudo para tentar fazer o tempo passar mais rápido, tem dia que não resolve nada!
Durante toda a sessão somos acompanhados por um técnico de enfermagem, que verifica a pressão periodicamente (eu verifico na perna porque tenho fístula para hemo nos dois braços!):


Alguns pacientes passam muito mal durante as sessões, geralmente por excesso de peso adquiridos entre as sessões. Enjoos, pressão alta ou baixa demais, cefaleia, câimbras são alguns dos sintomas mais frequentes durante as sessões.

Eu, graças a Deus geralmente não passo mal e saio sempre bem, apenas com a cabeça um pouco vazia. Chego em casa e ainda faço minha jantinha!!

Mas acredito que isso se deve ao fato de controlar o volume de peso que tiro durante a hemo. Sem exageros...para não forçar demais meu organismo!

E finalmente o curativo, então se você ver alguém na rua com este modelo "clássico de curativo", respeite porque ele acabou de sair de uma sessão de hemo e está fraco e com a cabeça vazia...
Nos dias de hemo tento ficar mais tranquila, sem stress para poder ficar bem durante a sessão...mas confesso que ultimamente está difícil...estou realmente cansada "dessa" vida renal!!
 
Sugestões???

Abraços¨*
Lüciana Sielskis.

7 comentários:

Ateliê Ana Bananna disse...

Amiga linda,

Juro que não fazia a menor ideia de que passava por tudo isso, estou verdadeiramente comovida com seu relato e muito sensibilizada mesmo com você flor.

A gente passa os dias, correndo, sem dar o devido valor para o que temos, o quanto somos ricos e quando nos deparamos assim com uma realizada como a sua e de muitas outras pessoas é que realmente caímos na real.

Quero que saiba que tenho a maior admiração, o maior apreço e o maior orgulho de você minha amiga.

Quero que saiba que tô aqui para o que precisar amore.

Conte comigo! De verdade, não são palavras jogadas ao vento não e sim de uma amiga que mesmo estando longe e nunca tendo te visto pessoalmente te quer bem e gosta de você de verdade.

Beijos.

Tatiana Ribeiro Almeida Paganoto disse...

Lu, toda essa lição de vida é um aprendizado e tanto. Mesmo quem te acompanha de longe, sem saber ou não, consegue perceber que apesar dessa condição especial, seu carisma, sua alegria são traduzidos em seu trabalho e posts. E isso é o milagre de uma VIDA PURA, que vale cada segundo de estar por aki!!
Só desejo sempre o melhor, saúde e muita luz em sua jornada.

Bjokas Flor!!!

Fabiana disse...

Bora transplantar amiga...

Unknown disse...

Sabe muitas vezes não entendemos os planos de Deus, não entendemos p q sofremos tanto, mas Deus sabe os motivos..um dos motivos é porque Ele ver a força que há em nós, a garra de viver. Coloque todos sofrimentos, frustrações, tristezas...tudo aquilo que te incomoda diante de Deus...fale com Ele em secreto, o secreto quero dizer lançar sobre o Senhor tudo o que estiver sentindo, rasgar o coração diante d'Ele. Creio muito no poder de Deus, que Ele é o Médico doas médicos, o Grande Eu Sou..creio no poder que há no nome de Jesus...mas sei que Ele faz o que Ele quer mesmo...Que sua vida seja uma inspiração, na vida de todos ao seu redor e até mesmo na minha e daqueles que vão conhecer o seu trabalho com artes. Nunca esqueça: Você não é qualquer coisa! Você é uma dádiva de Deus! Você é verdadeiramente uma jóia rara, que Deus colocou no mundo. Uma frase que Deus disse para minha mãe e nunca vou esquecer: A IMPOSSIBILIDADE DO HOMEM É A POSSIBILIDADE DE DEUS! Deus te abençoe! bjs!

Unknown disse...

Oi Luciana, vivo tudo isso que vc relatou, pois ja faz 12 para 13 anos que faço hemodialise, o que eu faço no dia antes de ir para a clinica e dormir bem tarde, fico vendo televisao, ou lendo, ai eu durmo muito na cadeira, confesso que tbm estou cansado, sinto falta da liberdade, e tem dias que nao estou nem um pouco a fim de fir, mas fazer o que, coloquei tudo na mao de Deus, ele me deu paciencia e esperança, o meu coraçao esta ficando fraco, esta dilatado, eu ainda tenho força para cuidar de 2 filhos menores que moram comigo aqui em Maringa no parana, a mae deles mora em Porto Alegre, e uma luta, mas Deus fortalece, Luciana se logo no começo da hemodialise eu soubesse tudo que sei hoje eu estaria muito melhor, mas na verdade a gente leva muita cacetada e aprende com po tempo, vi muitas coisas erradas, falta de interesse de funcionarios e medicos, nao todos, mas ja vi muita coisa errada, tem uns que acham que estao fazendo favor, eles nao estao ali de graça, nao sao voluntarios, sao pagos com nossos impostos, pagamos por isso e muitos veem com olhos de indiferença, um absurdo, ja tive alguns problemas de saude no tratamento que eu mesmo pesquisando e depois de meses descobri o problema e tive que reclamar com o medico para começar o tratamento, mas fe em Deus e vamos continuar nossa luta, um abraçao, fica com Deus.

Unknown disse...

Meu nome saiu errado nao e lucas vinicius, ele e meu filho meu nome e Edivaldo Pereira da Silva

Unknown disse...

Edivaldo pereira da silva continua, meu coraçao tbm dilatou muito, sou cardiopata, anemia e tomar sangue, excesso de liquido tudo isso e um perigo ao coraçao, e dizer tbm que a pressao alta e o diabetes sao os grandes viloes dos rins, e o maior motivo para as pessoas estarem na hemodialise, seja um doador, tem que avisar a familia, salve nossas vidaa.