Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Semana Mundial do Rim!

Essa semana é comemorado o Dia Mundial do Rim, no dia 13 de Março várias cidades programaram eventos para conscientização da importância da doação de órgãos e dos cuidados com a saúde para evitar a doença renal! 

Que tal aproveitar e dar uma geral na saúde e conferir como anda a saúde dos seus rins? 

Comparados a pulmões e fígado, os rins são responsáveis por funções vitais no organismo. E, quando esses pequenos adoecem, é problema na certa: a Insuficiência Renal Crônica (IRC), mal que não costuma avisar sobre sua existência, destrói as estruturas renais até chegar ao ponto em que o órgão para de funcionar e você tenha que fazer hemodiálise ou outro tratamento que trabalhe no lugar dos seus rins.

Dois exames muito comuns checam o funcionamento renal. E melhor é que médicos de qualquer especialidade podem requisitá-los.
 
Exame de sangue
Ao medir o nível de creatinina, um resíduo originado da atividade muscular corriqueira, é possível calcular a quantas anda o trabalho de filtração dos rins. Quando os níveis da substância estão elevados, é sinal de que algo não vai bem.
 
Exame de urina
Esse teste vai mostrar a presença de uma proteína, a albumina, no líquido amarelo. O composto orgânico não costuma aparecer no xixi, já que ele é retido quando chega aos rins. Porém, se existirem problemas, a albumina será liberada sem empecilhos.
 
Alguns problemas de saúde podem levar ao desenvolvimento da DRC
Diabete
Hipertensão
Glomerulonefrite (infecção no glomérulo)
Má-formação nos rins
Lúpus
Cálculo renal
Tumores
Infecções urinárias recorrentes
 
Fique atento para estes sintomas
Cansaço
Insônia
Inchaço nos pés e tornozelos
Inchaço nos olhos
Nictúria (vontade de ir ao banheiro durante a noite)
Mau hálito
Mal-estar
Urina espumosa ou com sangue

Fiquem atentos e evite stress¨*
Lü Sielskis.

Nenhum comentário: